HOME MÉTODO PADOVAN HISTÓRICO APLICAÇÃO DEPOIMENTOS FALE CONOSCO
VOCÊ ESTÁ AQUI: HOME | Thiago Motta – 16 anos, estudante, futuro ex-gago.

depoimentos


Thiago Motta – 16 anos, estudante, futuro ex-gago.

Minha experiência com o método Padovan teve início em novembro de 2010. Nessa época, minha fala já apresentava gagueira havia mais de dois anos; a disfemia desenvolvera-se aos poucos – primeiramente com uma aceleração no ritmo do discurso, evoluindo para alguns bloqueios esporádicos e posteriormente para travamentos e repetições de fonemas de forma constante. Nas situações mais diversas e, ressalte-se, inoportunas, a gagueira se manifestava; a realização de tarefas simples, como falar ao telefone ou pedir alguma informação na rua, tornou-se extremamente laboriosa e passou a beirar a impossibilidade. Trocar palavras consideradas difíceis por outras mais curtas e fáceis funcionava ocasionalmente, mas tais substituições nem sempre conferiam ao discurso o significado desejado; aos poucos, o silêncio parecia-me cada vez mais atraente.

Procurei ajuda na fonoaudiologia tradicional, tentei seguir todos os tipos de conselhos bem intencionados dados por familiares e amigos, escutei pacientemente as teorias que se formavam quanto à causa e solução do meu problema – tudo isso sem resultado. Não adiantava tentar controlar o ritmo da minha fala ou, como me sugeriram, a velocidade do meu pensamento; eu ainda gaguejava.

Foi procurando por fonoaudiólogos na internet que conheci o método Padovan. De imediato, os exercícios realizados durante as sessões da terapia mostraram-se mais completos do que aqueles do tratamento tradicional. Fui percebendo, aos poucos, uma melhora na minha fala e em meus movimentos; sentia não só as minhas estruturas vocais, mas o meu corpo como um todo, mais livre e destravado.

Confesso que ainda não sou um grande orador, tampouco estou livre da gagueira; esta ainda insiste em me contemplar com bloqueios e repetições de vez em quando [risos]… mas a melhora no meu quadro é inegável. Tão inegável que alguns de meus amigos, que conheci após ter iniciado o tratamento, não sabiam que sou gago.

Creio que, em breve, ninguém saberá que um dia o fui.



ASSOCIAÇÕES

- Associação Alemã
- Associação Canadense
- Associação Francesa

PARCEIROS





NAVEGAÇÃO

- Método Padovan - Histórico
- Aplicação - Depoimentos
- Clínicas - Formação
- Distribuidora - Fale Conosco

CENTRAL DE ATENDIMENTO

+55 (11) 5533-7304

contato@metodopadovan.com.br


 
© 2017 MÉTODO PADOVAN - Todos os direitos reservados.